Flores desabrocham, abrem-se em esplendor e murcham. Raios riscam o céu em tempestades fabulosas. O cheiro da massa de um bolo no forno
anuncia seu preparo. Aparelhos podem deixar de funcionar. Nós conhecemos bem tudo isso, mas entender suas causas não é nada simples. Muitos fatores precisam ser analisados, pois cada fato pode ter mais do que um motivo ou causa. Esses fatores chamam-se variáveis. Pense em um
aparelho bem comum, o despertador. Se um dia você perde a hora porque ele não tocou, depois do susto ao ver as horas, o que você faz?
Provavelmente, vai investigar se de fato o colocou para despertar, checando os passos do procedimento adequado. Se estiver tudo ok, vai investigar o funcionamento do despertador: se ele for movido a pilha, vai ver se a pilha está bem colocada, ou seja, vai verificar as variáveis envolvidas no seu funcionamento.
Às vezes temos clareza do que está em jogo, outras vezes não. Podemos nos defrontar com fenômenos semelhantes sem perceber relação entre eles. Um bom exemplo disso pode ser observado na culinária: em diversas receitas
encontramos recomendações para aquecer ou manter aquecido este ou aquele ingrediente. A atividade a seguir ilustra esse fato.
Uma receita caseira para preparação de coalhada (iogurte) recomenda misturar leite morno com limão, deixando a mistura aquecida e em repouso durante algumas horas.
a) Por que há a recomendação de usar leite morno e deixá-lo aquecido?
b) Também no processo de fabricação de pão é costume usar água ou leite morno e deixar os pães em lugar quente e abafado para crescerem mais rapidamente. Você consegue encontrar uma explicação para essa prática?
c) Todo mundo sabe que em dias de calor, não se deve deixar alimentos fora da geladeira, pois o calor azeda os alimentos. Você sabe disso, mas consegue explicar?
O desafio que está sendo proposto a você é investigar a influência que a variação da temperatura (medida da energia térmica) tem sobre alguns fatos que observamos no nosso dia-a-dia. Alguns medicamentos, principalmente antiácidos e algumas vitaminas, podem ser encontrados sob a forma de comprimidos efervescentes. Eles se desmancham, produzindo
bolhas, assim que entram em contato com a água.
Vamos usar a efervescência para estudar a influência do calor em situações diversas do nosso dia-a-dia.
Mas vamos começar entendendo a efervescência.
Você já pensou no que pode causar tal fato? Já pensou de onde vêm as bolhas e o gosto que fica na água após a efervescência terminar?
Pode-se explicar esse fato da seguinte forma:
toda vez que uma ou mais substâncias se transformam em outra(s) substância(s) dizemos que está acontecendo uma reação química. Nesse
caso, as substâncias do comprimido se transformaram, produzindo novas substâncias, com gosto diferente, inclusive. As substâncias que
se transformam nas reações químicas são chamadas reagentes e as produzidas são chamadas produtos.
Veja agora um possível diálogo, sobre
comprimidos efervescentes, entre um
(P) professor ou professora de Ciências
e uma (A) aluna ou aluno.
ORA, BOLHAS!
(P) Por que a água muda de gosto ao final da efervescência? E as bolhas ?
(A) Bem, o gosto que fica na água é um produto da reação química.
(P) Legal, mas gosto é uma substância ou ….
(A) Já entendi! O gosto não é um produto. O gosto é o sabor da substância que se forma e que fica na água, então essa substância é que é um produto! Bem legal, entendi. Mas, e as bolhas?
(P) É, e as bolhas? Elas são substâncias ou, tal como o sabor, elas indicam que uma substância nova está presente?
(A) Huuummm …
(P) Você já viu alguma outra situação onde se formam bolhas em um líquido?
(A) Quando abro a garrafa de um refrigerante ou de água mineral com gás sobem bolhas.
(P) Pois é, quando você abre uma garrafa de água mineral com gás sobem bolhas. Mas na garrafa de água mineral sem gás sobem bolhas?
(A) Não.
(P) Então, como surgem as bolhas na água com gás?
(A) É um gás que forma as bolhas no líquido?
(P) Sim, é isso mesmo: quando abrimos a garrafa, o gás, dissolvido sob pressão, sobe e borbulha na água. E no caso de uma reação química, como ocorre a efervescência?
(A) Um dos produtos é um gás?
(P) Isso mesmo, a efervescência produz o gás carbônico (CO2), que forma as bolhas.
(A) É bem bacana entender como essas coisas acontecem! Bem, até logo e um abraço.
(P) Só mais uma pergunta, faz diferença usar a água gelada e água aquecida?
(A) Ih!
Essa última pergunta é fundamental, pois se
refere à variável que queremos estudar – o calor.
Variáveis são circunstâncias que podem
influenciar de um modo ou de outro fenômenos
naturais ou induzidos pela atividade humana.
Conhecendo-as é possível controlar o fenômeno,
havendo, inclusive, possibilidade de adequá-lo à
conveniência de quem o estuda.
No momento em que entendemos como as variáveis interferem em um determinado fenômeno – como uma reação química, por exemplo – além de ampliarmos nossa rede de informações e conhecimentos, podemos aplicar
o novo saber a situações cotidianas, tornando nossa vida mais agradável,
confortável ou segura.