Cada uma dessas partes pode ainda ser mais bem compreendida. Para isso entenda o significado dos verbos: dissolver, diluir e concentrar.
Quando adicionamos cloreto de sódio (sal de cozinha) à água, dizemos que o cloreto de sódio dissolveu-se na água, formando uma solução aquosa de cloreto de sódio. Neste caso, em que o sal (sem água) foi adicionado à água, usamos o verbo dissolver. Não devemos dizer “diluiu na água”, pois diluir é usado quando se adiciona mais água à uma solução aquosa já existente.
Agora, se temos uma solução aquosa de cloreto de sódio podemos concentrá-la de duas maneiras:
uma delas é adicionando mais cloreto de sódio, e uma outra maneira de concentrá-la é retirando água por evaporação, que no caso pode ser feita
por aquecimento.
Porém, não tente concentrar por aquecimento uma solução como a água sanitária. O cloro, diferentemente do cloreto de sódio que tem alto
ponto de ebulição, tem baixo ponto de ebulição e, muito antes de a água evaporar-se, ele se desprenderá da solução, tornando a solução mais
diluída do que era antes.
Faça a atividade a seguir, para compreender melhor essas diferenças.
Lendo novamente as últimas partes do rótulo, ainda deve haver várias questões sobre as “Precauções” e a “Composição”, como por exemplo: quais são os gases que são expelidos pelo produto? Por que não se pode colocá-lo em recipiente de metal? O que quer dizer “teor de cloro ativo”? O que é hipoclorito de sódio?
Quando se usa água de lavadeira, sente-se um cheiro muito forte e irritante. Esse é o cheiro do gás que se desprende da água sanitária: é o próprio cloro, que se desprende da solução quando o frasco é aberto. Deve-se evitar inspirá-lo. É aconselhável abrir e manusear o frasco com os braços esticados, mantendo-o longe e acima do nariz.
No rótulo recomenda-se não colocar a água de lavadeira em recipientes de metal. Você sabe o que ocorre ao se colocar água de lavadeira em um
recipiente de metal?
Sobre o hipoclorito de sódio, já o primeiro folheto da OMS e OPAS informa o que é. Releia-o e observe como é possível, quando formulamos questões, encontrar as respostas mesmo que elas não apareçam no mesmo momento, se perseguimos nossa curiosidade. O importante é ter essa atitude investigativa, observar, procurar explicações, não se contentar com respostas incompletas, que não nos parecem lógicas, pois podemos facilmente nos enganar com o que não sabemos. Algumas dúvidas sempre sobram e podem nos animar a continuar a investigação.
Agora que conhecemos mais sobre a água de lavadeira, vamos ler a segunda parte do folheto distribuído pela OMS, que ensina combater a
Cólera, desinfetando a água para beber por meio de cloro. O folheto descreve esse procedimento, pois é preciso saber usar corretamente qualquer produto. O procedimento correto para se usar um produto depende ainda da finalidade para a qual é utilizado.
Dê atenção para as quantidades usadas. Considere as equivalências abaixo:
Pelas instruções, para desinfetar a água para beber deve-se adicionar água sanitária, agitar e, só depois de meia hora a água pode ser ingerida.
Será que não deve ter sobrado cloro na água?
Como saber se o produto foi usado corretamente, se a dosagem foi correta?
Como saber se não sobraram resíduos de cloro acima de uma dosagem que é segura?
A água que é distribuída para a população, após ser tratada, deve conter uma dosagem de cloro suficiente para mantê-la desinfetada até a última
torneira da rede pública de distribuição, porém não pode sobrar cloro que cause algum mal às pessoas.
Como saber se a água tratada está própria para beber, se a quantidade de cloro é suficiente?
O mesmo folheto trazia ainda um procedimento para o teste.